sábado, 2 de novembro de 2013

CESSNA AIRCRAFT


Em 1911, um agricultor de Rago/Kansas, construiu um avião muito simples, sobrevoando com ele o Rio Mississippi e as Montanhas Rochosas. Seu nome era Clyde Vernon Cessna (5/12/1879 - 20/11/1954). No ano de 1924, Cessna assina uma parceria com Lloyd C. Stearman e Walter H. Beech (o criador da HawkerBeechcraft), para formar a Travel Air/Travel Air Manufacturing Co. Inc., uma empresa que trabalhava na fabricação de biplanos em Wichita. Cessna, porém, deixa a Travel em 1927 para criar a sua própria empresa, a Cessna Aircraft Company, com sede também em Wichita no Kansas. Sua consolidação veio após a II Guerra Mundial, com a criação do modelo 170, que associado a outras interações, como o 172, tornou-se o avião mais produzido da história (cerca de 37.000 unidades e ainda em produção). Esta enorme produção está associada à grande aceitação da aeronave no mercado, principalmente nas escolas de aviação, e a empresa, explorando esta característica adotou como mote publicitário o fato de ter treinado mais pilotos que qualquer outra companhia.
Em 1985 a Cessna Aircraft Company é adquirida pela General Dynamics Corp., parando de produzir aviões de motor a pistão no ano seguinte devido a confiabilidade dos componentes.
Em 1992 a Textron Inc. compra a empresa e sem demora reinicia a produção de aviões a pistão.
As aeronaves Cessna se dividem em três distintas classes:

1- Citation - Jatos bimotores para uso executivo. Entre os mais célebres estão o Cessna Citation Mustang, o Sovereing e o Citation X.




 

2- Caravan - Monomotor turbo-hélice para uso geral. Como exemplos temos o Cessna Caravan e oSuperCagomaster EX.

 

3- Monomotores - Aeronave de pequeno porte para uso em geral. Como representantes usaremos o Cessna 172 Skyhawk, o Skylane e o Cessna 305 BirdDog, este último muito utilizado no âmbito militar, onde a Cessna também esteve presente.

 

Abaixo segue o link da página da Cessna, deixo também o link da escola de aviação, um tour pelas duas páginas é bastante válido.



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário