quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Comparação Telescópio 114 mm - DF 500 e DF 900

Nem sempre os telescópios de pequena abertura, como os que possuem 114 mm, despertam o interesse de astrônomos amadores com algum tempo de caminhada. Embora possam produzir aumentos teóricos semelhantes a telescópios maiores, o poder de definição se dá pela maior abertura de um tubo. Porém isso não impede que iniciantes tenham ótimas apreciações com tais aparelhos. Uma boa ótica, o que não é difícil para espelhos de pequeno diâmetro, nos proporcionarão imagens brilhantes de alguns Planetas e da Lua, além de alguns aglomerados ou até nas observações terrestres. Para conhecer o céu basta-nos os olhos ( vista desarmada) ou um simples binóculo, mas se tiver interesse em adquirir algo não tão dispendioso, deixo aqui uma comparação de aumento entre dois destes aparelhos, para contribuir na decisão dos iniciantes.

É válido ressaltar alguns pontos: 

Abertura = diâmetro do tubo

Distância Focal (DF) = Distância da superfície do espelho primário até o ponto onde se forma a imagem, ou seja, onde se posiciona o olho.

Distância Focal da Ocular: geralmente vem indicada na ocular, exemplo: (10 mm, 20 mm, 25 mm, etc).

Para se calcular o Aumento Máximo útil do telescópio, alguns observadores aceitam até 2,5 vezes a abertura, porém para os mais perfeccionistas o valor de referência gira em torno de duas vezes, ou seja, num modelo de 114 mm de abertura, calcularemos o aumento máximo permitido pelo aparelho em 228 vezes. Acima disso já perdemos nitidez no objeto, veríamos uma imagem borrada e sem definição. Este limite, para um bom sistema óptico pode estender-se em 2,5 vezes como dito anteriormente. Para o cálculo do aumento, dividimos a DF do telescópio pela DF da ocular. Aqui trataremos de dois telescópios com abertura de 114 mm muito comuns, que são os de DF de 500 mm e de DF de 900 mm. Um da marca Konus (500 mm) e outro da marca Toya (900 mm). 





Utilizaremos como padrão uma ocular de 10 mm, o que no primeiro telescópio nos proporcionaria uma aumento de 50 vezes ( 500 mm/10 mm). No segundo caso teríamos um aumento de 90 vezes (900 mm/ 10 mm) com a mesma ocular sendo usada . Notemos que para a mesma ocular, quanto maior a DF, maior o aumento. Quanto ao Poder Separador e Magnitude Limite, não entraremos em detalhe pois ambos apresentariam o mesmo valor tendo em vista possuírem a mesma abertura.  Já a Luminosidade, embora utilize da Abertura em seu cálculo, leva em consideração também a DF. A Luminosidade tratamos com a Razão Focal (RF), onde valores menores apresentam mais brilho (luminosidade). Embora a capacidade de captar mais luz esteja relacionada à abertura de um telescópio (telescópios de 114 mm são considerados escuros), pela diferença de DF podemos comparar nossos dois modelos e verificar qual apresenta mais brilho. A Razão Focal apresenta-se sob a fórmula RF =DF / D. Assim ela nos proporcionaria para o telescópio com DF 500 mm: RF = 500/114; RF= 4,38. Já para o telescópio de 900 mm, RF = 7,89. Ou seja: o de 500 mm apresenta menos aumento e mais brilho em comparação com o de 900 mm que apresenta mais aumento porém menos brilho. Estas características não devem ser levadas à risca para observação da Lua ou Planetas com este tipo de telescópio, pois estes astros apresentam brilho suficiente, mas é interessante dominar o cálculo para se saber o que está fazendo. Uma última consideração é interessante, e trata-se do Campo Visual. Como poderemos observar nas fotos de mesma resolução, uma apresenta a Lua por completo e a outra coube somente parte da Lua. Isso se dá porque quanto maior o aumento, menor o Campo Visual. Como o texto é para quem não tem conhecimento com telescópios, não complicaremos com álgebras ou palavras incompreensíveis. Partiremos direto para a prática.

 Utilizei para as fotos uma Webcam HP 4110, com mesma configuração, somente fazendo a captura em um telescópio e depois trocando e fazendo a captura no outro telescópio. A resolução utilizada foi a mesma para ambas, 1280 x 720. 


Telescópio 114 mm com DF 500 mm


Imagem da Lua com Telescópio DF 500mm: resolução 1280 x 720




Telescópio 114 mm com DF 900 mm

Imagem da Lua com Telescópio DF900mm: resolução 1280 x 720

Lua com DF 500mm (menor aumento)  x  Lua com DF 900mm (maior aumento)
                                                              



Nenhum comentário:

Postar um comentário