domingo, 13 de maio de 2018

GMV de Júpiter está diminuindo!!

                 A marca registrada de Júpiter, tão agraciada pelos astrofotógrafos e conhecida com a “Grande Mancha Vermelha” (GMV) é uma violenta tempestade que no final dos anos 1880 teve seu tamanho estimado em cerca de 40 mil quilômetros de diâmetro, grande o suficiente para acomodar três Terras lado a lado.
A tempestade, a maior em atividade conhecida no Sistema Solar, tem a aparência de uma profunda esfera vermelha cercada por camadas de amarelo pálido, laranja e branco. Estima-se que os ventos em seu interior atinja cerca de 267 km/h.
Quando a sonda espacial Voyager, da Nasa, a sobrevoou em 1979 e 1980, as manchas tinham diminuído para cerca de 22.500 quilômetros de diâmetro.
Em 2014, imagens tiradas pelo Hubble mostraram que a mancha vermelha de Júpiter havia diminuído ainda mais, medindo pouco menos de 16.100 quilômetros de diâmetro, além de parecer mais circular na forma.
A GMV até alguns anos atrás era a maior tempestade conhecida no Sistema Solar, atualmente perde somente para uma tempestade que assolou Saturno entre dezembro de 2010 e agosto de 2011, sendo essa considerada a maior tempestade registrada no Sistema Solar. 


Em 2014 imagens do Hubble Space Telescope mostraram o quanto a "Grande Mancha Vermelha" já diminuiu.



Júpiter e um de seus satélites, Ganimedes (2007).
Credit: NASA, ESA, and E. Karkoschka (University of Arizona)




Foto do Hubble Space Telescope
Credits: NASA, ESA, and A. Simon (NASA Goddard)




This mosaic of the Great Red Spot taken by the Voyager 2 spacecraft in 1979








Nenhum comentário:

Postar um comentário