terça-feira, 12 de junho de 2018

Fascínio do Universo - Registro em Patos de Minas do Aglomerado M22

Segunda-Feira, 04 de Junho de 2018. Após um dia de trabalho, chego em casa, dou uma organizada nas coisas, faço o jantar enquanto a esposa ajuda meu filho com a lição de casa. Após banho e outras tarefas concluídas, eis que coloco o telescópio SkyWatcher, 200 mm, com uma Canon T1i acoplada para fazer outro registro do asteroide Vesta. Por vezes uso Saturno como referência para dirigir o telescópio ao asteroide, já que não utilizo software para este fim. Durante os registros, observo pela buscadora uma tênue mácula  abaixo de Saturno. Trata-se do Aglomerado globular M22 (Messier 22).

Aglomerados globulares são na verdade, coleções esféricas de estrelas empacotadas de forma muito densa, e que representam as relíquias dos primeiros anos de vida do universo, com idades tipicamente entre os 12 e 13 bilhões de anos. Se considerarmos que a idade do universo é considerada como sendo de 13.8 bilhões de anos, pode-se concluir que esses objetos são realmente muito antigos. Após terminar o registro de Vesta, me proponho a fazer um registro de M22, sem maiores intenções, só para praticar a técnica. Confesso que após o registro, fui envolvido pelo sentimento de fascínio diante deste Universo. A foto acima, representa cerca de 1º de arco do céu. Nesta minúscula porção do céu registrada, observamos incontáveis estrelas. Se ampliarmos a imagem podemos notar também outros minúsculos e esmaecidos brilhos O Messier 22 é um dos cerca de 150 aglomerados globulares de estrelas que se localizam na Via Láctea. Estando a uma distância de cerca de 10000 anos-luz é também considerado o aglomerado globular mais próximo da Terra (isso significa que a luz (fóton) viajou 10.000 anos até hoje ser captada pelo sensor de minha câmera. A luz que reagiu com o sensor, foi emitida quando a civilização começava a se formar no nosso planeta). O M22 está localizado na constelação de Sagittarius, bem próximo ao bulbo galáctico – esse bulbo é na verdade, uma densa massa de estrelas localizada no centro da nossa galáxia. Ele foi descoberto em 1665 por Abraham Ihle, sendo um dos primeiros aglomerados globulares a ser descoberto. Apesar da sua relativa proximidade, a luz das estrelas nesse aglomerado não é tão brilhante, já que elas são de certa forma, apagadas pela poeira e pelo gás localizado entre nós (os observadores) e o aglomerado.

Considerados as relíquias do início do universo, os aglomerados globulares são considerados um objeto de estudo popular para os astrônomos. O M22, em particular tem algumas particularidades: seis objetos do tamanho de planetas que não estão orbitando estrela alguma foram detectados no aglomerado; ele parece abrigar dois buracos negros e o aglomerado é um dos três já encontrados abrigando uma nebulosa planetária – uma concha de gás de vida bem curta ejetada por estrelas massivas no estágio final de suas vidas.

Para aprofundar:

Two Stellar-Mass Black Holes In The Globular Cluster M22 – http://arxiv.org/abs/1210.0901

Wide Field Photometry of the Galactic Globular Cluster M22 – http://arxiv.org/abs/astro-ph/0401392

Interpreting the M22 Spike Events – http://arxiv.org/abs/astro-ph/0108301