quarta-feira, 25 de julho de 2018

ECLIPSE TOTAL DA LUA - PATOS DE MINAS

     Imagem: google imagens

Na próxima sexta-feira 27 de Julho de 2018, poderemos apreciar nos céus de Patos de Minas, um eclipse total da Lua. Este eclipse poderá ser visto em boa parte do Brasil, principalmente nas longitudes mais orientais. Aqui poderemos observar o final da efeméride, já que quando a Lua nascer para nós, o eclipse estará em sua fase final.
No caso do eclipse lunar a Lua mergulha no cone de sombra projetado pela Terra, o que torna a coloração da Lua muito avermelhada durante algum tempo.


Como acontece o eclipse lunar

Um corpo esférico quando iluminado produz dois cones de sombra: Um chamado penumbra e outro de umbra. A região da umbra é mais escura, enquanto a penumbra ainda emite uma claridade. Durante um eclipse lunar o Sol atua com sua luz e a Terra como anteparo, produzindo os dois cones de sombra projetados no espaço. Em determinados períodos, durante a revolução da Lua, esta adentra neste cone de sombra projetado, passando primeiramente pela penumbra e assim recebendo o nome de eclipse penumbral. Este eclipse é mais difícil de ser notado, pois a diminuição de luz dentro deste cone é baixa para ser percebida. Numa situação diferente, quando a Lua mergulha exatamente dentro da região de sombra da umbra, ocorre o que chamamos de eclipse total da Lua. Embora esteja numa região de bloqueio da luz do Sol, a Lua não fica totalmente escura, pois a refração dessa luz pela atmosfera da Terra atinge a superfície lunar, tornando-a com aparência avermelhando, semelhante aos crepúsculos vespertino e matutino.

A Lua tocará a penumbra às 14h14 (a Lua ainda não terá surgido no horizonte para nós em Patos de Minas) e caminhará por essa zona até às 15h24, quando sua borda encosta na área de umbra, a parte mais escura da sombra.


O ápice do eclipse ocorre às 17h22, quando a Lua estiver no centro da umbra. A Lua permanecerá dentro da umbra até 18h13, o que nos proporcionará a possibilidade de acompanhar o final do eclipse, já que ela nascerá para nós em Patos de Minas por volta das 17:47h.

Para ver o eclipse do dia 27 é só olhar para o quadrante leste e esperar a Lua nascer. Recomenda-se algum lugar alto para que veja o nascimento no horizonte livre de montanhas. O fim do eclipse umbral acontece às 19h19, quando a Lua sai totalmente da área de sombra profunda da Terra.



Como seria o Eclipse visto da Lua?

Se estivéssemos na Lua no momento do eclipse, veríamos um eclipse solar total, já que a Terra estaria bem na frente do Sol, obstruindo sua luz.


Marte estará próximo à Lua

Embora o eclipse total da Lua seja o evento mais importante da noite do dia 27, outra efeméride estará acontecendo ao mesmo tempo. Trata-se da maior aproximação do planeta Marte dos últimos 15 anos. Nesta noite, o Planeta Vermelho estará a apenas 57.7 milhões de quilômetros da Terra, uma distância tão pequena que fará Marte ser o objeto mais brilhante do céu noturno depois da Lua.


Aproximação Máxima de Marte

A maior aproximação entre Marte e Terra ocorreu em 27 de agosto de 2003, quando a distância mínima entre os dois planetas foi de apenas 56 milhões de km, a menor distância desde o Homem de Neandertal, há 60 mil anos. Uma aproximação como essa só ocorrerá novamente em 2287, se você tiver interesse em saber mais a respeito, acesse o LINK a seguir: http://observatoriodumont.blogspot.com/2018/06/aproximacao-de-marte-em-julho-de-2018.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário