domingo, 1 de julho de 2018

Vesta em 2018: ainda dá tempo de ver a olho nu

ESTE POST É PARTE INTEGRANTE  DE DIVULGAÇÃO DO ASTEROID DAY


Vesta esteve em oposição na noite de 19 de junho atingindo uma magnitude de 5,3. Esta oposição foi a mais favorável desde 1989 e somente teremos outra oportunidade como esta em maio de 2036. Orbitando o Sol a cada 3,6 anos, em 2018 Vesta chegou à distância de 1,14 UA da Terra. 

Vesta é o único asteroide possível de ser visto a olho nu, por ser o mais brilhante e o segundo maior integrante do cinturão de asteroides, perdendo somente para o planeta-anão Ceres. A visibilidade está condicionada a um local de observação bastante escuro, fazendo-se necessário também um bom conhecimento de sua posição e das estrelas fixas da região. Observar Vesta não será tarefa fácil, pois transita por uma região bastante estrelada no plano da Via Láctea, tornando-se um alvo desafiador. 








Imagem: Gilberto de Melo Dumont 10/06/18


Dados Astrometry da imagem acima:


Center (RA, Dec): (270.596, -19.110)
Center (RA, hms): 18h 02m 23.122s
Center (Dec, dms): -19° 06' 35.500"
Size: 76.7 x 51.1 arcmin
Radius: 0.768 deg
Pixel scale: 0.968 arcsec/pixel

Orientation: Up is 119 degrees E of N



COMO OBSERVAR VESTA? 
O asteroide se encontra próximo à constelação de Sagitário.


Crédito: Stellarium

 Binóculos e telescópios podem trazer o desafio para céus urbanos e suburbanos, sendo possível traçar sua trajetória noite após noite. Observando as estrelas fixas na região, o movimento de 0,5° de noite para outra evidenciará a presença de Vesta. Utilizando-se um telescópio com aberturas acima de 10 polegadas, é possível perceber um disco alongado, em ampliações maiores. Na oposição o tamanho aparente de Vesta foi de 0,7 arco segundos, 1/3 do tamanho de Netuno quando da melhor condição de observação (Infelizmente condições climáticas impossibilitaram o acompanhamento na oposição). 

Vesta foi descoberto na noite de 29 de março de 1807 pelo caçador de asteroides Heinrich Olber. No ano de 2007 o telescópio espacial Hubble nos deu a primeira imagem borrada de Vesta e em 2011 a sonda Dawn da NASA efetuou registros de alta qualidade de Vesta, o qual ela orbitou por pouco mais de um ano. 



TOUR EM VESTA 
Você também pode fazer um tour virtual ao asteroide Vesta através de um aplicativo online criado pela Nasa a partir das imagens da sonda Dawn. 

Acesse: https://vestatrek.jpl.nasa.gov/vesta/


É importante incentivar esta observação para comunidade e amantes da astronomia, que geralmente só observam Lua, planetas, estrelas e alguns objetos do céu profundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário