quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

ADEUS OPPORTUNITY.

NASA Mars rover Opportunity. AFP/NASA
Nesta quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019 tivemos o anúncio do fim de uma das mais bem-sucedidas missões no Planeta Vermelho. Após inúmeras tentativas e sem medir esforços para estabelecer contato com o rover Opportunity em Marte, a Nasa anunciou que não conseguiram. Assim, "com profundo carinho e gratidão" declararam através do administrador-associado da Agência Espacial Americana que a missão terminou.
Lançado em 07 de julho de 2003, o rover chegou em Marte em 25 de janeiro de 2004, permanecendo ativo por mais de 15 anos, quando o objetivo era de 90 dias marcianos. Durante o período em atividade, permaneceu coletando informações científicas e enviando à Terra até 2018, quando foi atingido por uma tempestade de poeira que encobriu todo o planeta e teve sua alimentação de energia comprometida por vários meses, esgotando suas baterias. O último sinal enviado do robô foi em 10 de junho de 2018. Após a tempestade cessar, inúmeras tentativas de contato foram realizadas durante oito meses, porém sem êxito. O Observatório Dumont registrou uma foto na ocasião da tempestade de poeira, na noite do dia 05 de julho de 2018, às 22h41 (horário de Brasília). Na imagem podemos evidenciar as manchas características do solo marciano, aparentemente ofuscadas pela tempestade de poeira na região central do planeta. A imagem foi registrada em Patos de Minas - MG.



Objetivos do Opportunity:

* Pesquisar e caracterizar uma variedade de rochas e solos que possuíam pistas da atividade de água no passado. Em particular, as amostras procuradas incluíam aquelas tinham minerais depositados por processos relacionados com a água, tais como precipitação, evaporação, cimentação sedimentar ou atividade hidrotermal
* Determinar a distribuição e composição dos minerais, rochas e solo próximos ao local da aterrissagem.
* Determinar quais processos geológicos moldaram o terreno local e influenciou a química. Tais processos poderiam incluir água ou erosão eólica, sedimentação, mecanismos hidrotermais, vulcanismo e formação de crateras.
* Realizar a calibração e validação das observações da superfície feitas pelos instrumentos da Mars Reconnaissance Orbiter, que ajudaram a determinar a precisão e efetividade de vários instrumentos de levantamento da geologia marciana a partir da órbita.
* Buscar minerais que continham ferro, identificar e quantificar as quantidades relativas de tipos específicos de minerais que continham água ou foram formados a partir dela.
* Caracterizar a mineralogia e textura das rochas e solo e determinar os processos que os criaram.
* Buscar por pistas geológicas às condições ambientais que existiam quando ainda existia água líquida.
* Avaliar se o ambiente era propício à vida.


Uma das maiores contribuições do rover foi encontrar a evidência de que Marte já abrigou grandes massas de água, onde alguma vida poderia ter surgido.
Algo semelhante já ocorreu em 2010 com o rover Spirit, que também não foi recuperado, e agora o Opportunity entra para história como o robô com maior tempo de operação na superfície de Marte, porém a exploração do planeta vermelho continua inabalável, tendo o módulo Insight da NASA que pousou em 26 de novembro de 2018 iniciando suas investigações e o rover Curiosity, explorando a Gale Crater há mais de seis anos. Há também o rover Mars 2020 da NASA e o ExoMars da ESA (Agência Espacial Europeia) com lançamentos previstos para julho de 2020, sendo as primeiras missões planejadas para buscar sinais de vida microbiana no Planeta Vermelho.



Gilberto de Melo Dumont





Fonte:
https://www.nasa.gov/press-release/nasas-record-setting-opportunity-rover-mission-on-mars-comes-to-end
https://pt.wikipedia.org/wiki/Opportunity_(sonda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário