sábado, 2 de março de 2019

ASTRÔNOMA AMADORA ENCONTRA ANTIGA ESTRELA ANÃ BRANCA ENVOLTA EM ANÉIS!



A jovem alemã Melina Thévenot, encontrou a mais antiga e fria estrela anã branca conhecida, além de estar envolta por anéis de poeira espacial.
As anãs brancas são conhecidas como remanescentes de estrelas similares ao nosso Sol, porém, o que torna a descoberta ainda mais original, é que pela teoria, uma anã branca tão antiga não deveria ter disco de poeira espacial ou anéis. Agora, Astrônomos buscam uma explicação para o achado.
A estrela, LSPM J0207+3331, ou simplesmente J0207 como ficou conhecida, está fazendo com que os pesquisadores reelaborem os modelos de sistemas planetários, o que poderá nos proporcionar uma compreensão do futuro do nosso Sistema Solar.
E como uma jovem apaixonada por astronomia, mas que não é uma profissional conseguiu descobrir uma estrela dessas?
Ilustração mostrando como seria um asteroide sendo quebrado pela intensa gravidade de J0207. Fonte: NASA’s Goddard Space Flight Center/Scott Wiessinger.

  Melina Thévenot participa de um projeto conhecido como citizen science (ciência-cidadã). Nele pessoas comuns, geralmente apaixonados por ciências, contribuem com as pesquisas científicas profissionais. 
O projeto no qual Melina Thévenot é voluntária é o Backyard Worlds: Planet 9 da NASA. Ao procurar nos arquivos do GAIA da ESA por anãs marrons, notou J0207. Olhando a fonte de dados infravermelhos do Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) da NASA, percebeu que o objeto era brilhante demais para ser uma anã marrom. Depois de achar que os sinais em infravermelho eram dados incorretos, Thévenot comunicou o fato para a equipe do Backyard Worlds: Planet 9, somente aí houve a intervenção de especialistas com observações adicionais com o telescópio Keck II no Observatório W. M. Keck que fica no Havaí.
Esse é um aspecto realmente motivante da pesquisa,” disse Thévenot, uma dos mais de 15000 cientistas-cidadãos no projeto Backyard Worlds. “Os pesquisadores vão mover os seus telescópios para observar mundos que eu descobri. O que eu mais gosto é a interação com o fantástico time de pesquisa. Todo mundo é muito gentil e eles estão sempre tentando fazer o melhor com as nossas descobertas”.
Localizada há cerca de 145 anos-luz, na constelação de Capricórnio, J0207 esfria lentamente, com uma temperatura de superfície que evidencia uma idade de 3 bilhões de anos conforme revelado pela equipe do Backyard Worlds. Os dados em infravermelho obtidos, sugere a presença de poeira espacial, tornando J0207 a mais antiga anã branca com anéis de poeira conhecida atualmente. Até esta descoberta só tinham sido observados a presença dos anéis em anãs brancas com cerca de um terço da idade de J0207.
Estrelas como nosso Sol, ao terem seu combustível esgotado, sofrem uma inflação que as torna uma gigante vermelha. Ao atingir este ponto ela ejeta cerca da metade de sua massa e deixa como resto uma estrela anã branca muito quente. Durante a inflação na sua fase de gigante vermelha a estrela consumirá todos os corpos próximos a ela, como planetas e asteroides. Planetas e corpos mais distantes escapam desta inflação, se movendo para longe da estrela em expansão. Isso ocorre devido a perda de massa e assim, a influência gravitacional da estrela é reduzida.
As anãs brancas que apresentam emissões infravermelhas indicam que estão rodeadas por discos de poeira espacial ou anéis. Especialistas deduzem que a poeira é remanescente de asteroides ou cometas distantes que foram atraídos pela interação gravitacional com planetas deslocados. A aproximação destes corpos menores com a anã branca faz com que se desintegrem, num processo chamado de tidal disruption. Os fragmentos destes corpos produzirão um anel de poeira que vai adquirindo a forma espiralada ao redor da estrela. Geralmente, estes anéis serão atraídos pela anã branca depois de algum tempo, e é justamente aqui que J0207 se comportou diferente. Missões como o James Webb Space Telescope da Nasa ajudarão os astrônomos a entender melhor a constituição desses anéis.

Adaptado por Gilberto de Melo Dumont



Leia o artigo original aqui.




Fonte: http://www.iae.cta.br/index.php/observ-noticias/587-jovem-entusiasta-em-astronomia-encontra-antiga-estrela-ana-branca-envolta-em-aneis-misteriosos (acesso em 02/03/19 - 17:41)


https://www.nasa.gov/feature/goddard/2019/citizen-scientist-finds-ancient-white-dwarf-star-encircled-by-puzzling-rings/ (acesso em 02/03/19 - 17:41)




Nenhum comentário:

Postar um comentário