quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Eclipse Solar Anular de 14 de outubro de 2023


Mais uma aprazível efeméride astronômica nesta reta final de 2023! Teremos no dia 14 de outubro, no final da tarde, um eclipse solar: eclipse anular em uma estreita faixa do Norte e Nordeste do Brasil e parcial nas demais regiões. O eclipse anular é caracterizado pela dinâmica celeste onde a Lua, localizada entre a Terra e o Sol, está a uma distância que não consegue encobrir o Sol completamente, gerando uma espécie de "anel" luminoso ao redor da Lua. Porém, o observador em Terra deve estar alinhado com a Lua e o Sol, e isso só ocorrerá em uma pequena faixa que percorre o Norte e o Nordeste do Brasil, além de países da América Central e os Estados Unidos. Já nas demais regiões, a Lua encobrirá somente uma parte do Sol, caracterizando nesses casos um eclipse parcial do Sol. O último eclipse anular que tivemos aqui no Brasil foi em 1995. E o próximo será em 2067. Logicamente, ocorrerão outros eclipses solares totais e anulares, mas não serão vistos daqui do Brasil. 

Em Patos de Minas e em todo o Alto Paranaíba mineiro teremos um Eclipse Solar Parcial, com cerca de 55% do Sol coberto pela Lua. Na capital do milho o disco lunar tocará o disco solar por volta das 15:30h, com pico do eclipse às 16:47h. 

É importante lembrar que para ver o eclipse é recomendado óculos específico para esse fim, com um filtro solar especial. Na ausência desse, utilizar vidro de máscara de solda número 14 e certificar de que ele atende as normas ISO, além disso, olhar somente por 20 segundos e "descansar" as vistas. A luz solar emite espectros de ondas que não são detectadas pelos nossos olhos e podem causar danos irreversíveis à visão. NUNCA usar "chapas de RX" ou óculos de Sol para observar o eclipse. Embora a prática popular no passado de se usar plástico de RX para este tipo de observação fosse muito comum, este material não filtra a radiação solar, podendo causar sérios danos à visão. Além disso, use bonés, protetor solar para pele e beba bastante água, principalmente se estiver com crianças na observação. O Observatório de Astronomia de Patos de Minas fará a cobertura completa deste eclipse de 2023. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário