quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Hora de observar o 21P/Giacobini-Zinner, o Cometa Verde!



Bastante conhecido, o 21P/Giacobini-Zinner chamará a atenção para o céu!


Em Julho deste ano (2018), o Observatório Dumont acompanhou a passagem do Cometa C/2016 M1 (PANSTARRS) AQUI neste link.

Agora é a vez do Cometa 21P/Giacobini-Zinner, o cometa verde, que poderá ser visto daqui do Brasil assim como de todo o hemisfério sul a partir de setembro, quando seu brilho terá aumentado ainda mais (cerca de +7,35 de magnitude aparente). Com um binóculo poderá ser observado, porém quem possuir telescópios com maior abertura terão uma apreciação visual ainda melhor.
O 21P/Giacobini-Zinner é um Cometa de curto período, levando pouco menos de 7 anos para completar uma volta ao redor do Sol. Em seu periélio (ponto mais próximo do Sol), ele chega próximo aos 150 milhões de quilômetros de distância do Sol. 
No dia 11 de setembro de 2018, um dia após seu periélio, o 21P/Giacobini-Zinner , com um diâmetro de cerca de 2 quilômetros, chegará em seu ponto de maior aproximação com a Terra (cerca de 58,3 milhões de quilômetros). Essa passagem será a mais próxima com o nosso planeta desde 14 de setembro de 1946, e outra como esta somente em 18 de setembro de 2058.
 Daqui de Patos de Minas, para observar o Cometa, pode-se utilizar de softwares gratuitos como o Stellarium, ou aplicativos similares para smartphone para identificar a localização celeste precisa do objeto, já que a cada dia ocorre uma mudança de sua posição no céu.


    Fonte: Stellarium
Posição do Cometa no dia 11 de Setembro de 2018, nas coordenadas de Patos de Minas - MG, cerca das 03:00h (horário local).



O 21P/Giacobini-Zinner foi descoberto em 1900 pelo astrônomo Michel Giacobini, no Observatório de Côte d'Azur (França). Após duas órbitas ao redor do Sol foi novamente localizado por Ernest Zinner em 1913. 

Este Cometa é o responsável pela chuva de meteoros Draconidas, com pico na madrugada de 8 de outubro. A Draconidas é sempre surpreendente, podendo produzir outbursts incríveis. Embora não seja esperado um outburst para a chuva de meteoros Draconidas deste ano de 2018, valerá a apreciação. Na data próxima à chuva de meteoros Draconidas deste ano, a Lua estará caminhando para sua fase nova, o que favorecerá a observação. Até lá, estaremos de olho no 21P/Giacobini-Zinner . Preparem as câmeras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário