sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Hadley Rille: Local do pouso da Apollo 15 - Imagem registrada pelo Observatório Dumont - Patos de Minas - MG

    Depois de algum tempo tentando fazer o registro de Hadley Rille, eis que as condições climáticas e a fase da Lua favoreceram. 


Patos de Minas - 19/08/18 - 22:20 UT

Hadley Rille
Imagem: Gilberto de Melo Dumont
Patos de Minas - MG
  
   Para fotografar a região do pouso da Apollo 15, é recomendável uma fase específica da Lua, que compreende o quinto dia após a Lua nova ou 4 dias depois da Lua Cheia. Se não conseguir o feito, seja pelo seeing ruim, ou jet stream elevados ou ainda pelas condições climáticas, só é possível uma nova tentativa um mês depois, na próxima fase da Lua. Além disso, se for próximo do quarto crescente, podemos ter uma sombra projetada pela região dos Montes Apenninus sobre  o Hadley Rille, escondendo o pequeno e pitoresco acidente lunar e inviabilizando a fotografia. Se passar do dia, o excesso de luz solar  refletida pode saturar a imagem escondendo detalhes relevantes da estrutura. 


Hadley Rille
Imagem: Gilberto de Melo Dumont
Patos de Minas - MG

    Estas foram as condições dribladas nos dois últimos meses e, finalmente no dia 19 de Agosto, por volta das 19:20h (hora legal) mesmo com um jet stream não tão colaborativo e após duas noites de acompanhamento e tentativas, sucedeu-se a primeira imagem aproveitável. Mas não para por aí: novas imagens serão tomadas na tentativa de se conseguir um seeing e jet melhores e consequentemente imagens menos turbulentas. Astrofotógrafos estão sempre à procura da melhoria de suas fotos. 
    A imagem foi feita utilizando um telescópio SW 200mm com câmera planetária em projeção positiva em ocular de 10 mm. 


    O que torna a imagem ainda mais especial é que ela enquadra a região do pouso e exploração lunar realizada pela Apollo 15.



Local aproximado do pouso da Apollo 15
Imagem: Gilberto de Melo Dumont
Patos de Minas - MG

   Lançada em 26 de Julho de 1971 (13:34h - UT) com pouso realizado quatro dias após o lançamento, em 30 de Julho às 22:16h UT nas coordenadas lunares 26º 06' 03" N e 03º 39' 10" L, tinha à bordo David Scott no comando, Alfred Worden como piloto do módulo de comando e James Irwin, piloto do módulo lunar. 


     
À esquerda a logo da Missão, com evidencia do Hadley Rille no quadrante superior esquerdo. À direita a tripulação da Apollo 15.
Imagens: Nasa



   Ao contrário dos locais de pouso anteriores, das Missões Apollo, que continham um único ponto geológico de interesse, esse foi escolhido porque continha uma variedade de destinos interessantes para visitar e entender. Havia o Hadley Rille, um sinuoso canal de lava que serpenteia cerca de 100 km pela superfície lunar, à frente dos Montes Apenninus, uma cordilheira alusiva à cordilheira Italiana. Enquanto Alfred Worden orbitava a Lua, David Scott e James Irwin pousaram na Lua na região de Hadley Rille. A Apollo 15 foi a primeira nave a aterrizar levando a bordo um jipe lunar.
    
   
    Crédito: Google

Os astronautas conduziram o veículo para explorar a superfície por cerca de 28 km, abrangendo uma área muito maior que conseguiriam explorar à pé. 

  Hadley Rille com uma natureza e formação interessante despertou o interesse e a possibilidade dos astronautas examinarem bem de perto sua superfície. Porém, as bordas do "rille" ou canal eram muito íngremes e em nome da segurança, os astronautas não desceram para coletar amostras de rocha do fundo do canal. Permaneceram na superfície lunar por quase 67 horas e coletaram 77 kg de rochas. A Apollo 15 foi o quarto pouso tripulado na Lua. 

    Outra peculiaridade da foto consiste na presença da cratera lunar que homenageia nosso conterrâneo Santos Dumont.






O Astronauta Caído

  Do inglês, Fallen Astronaut, é uma escultura de alumínio de 8,5 cm de altura de um astronauta com seu traje espacial homenageando os astronautas e cosmonautas que morreram no avanço da exploração espacial. Feita pelo artista belga Paul Van Hoeydonck está na região de Hadley Rille, e foi colocada lá pela tripulação da Apollo 15 em 1º de agosto de 1971, juntamente com uma placa contendo os nomes de 8 astronautas e 6 cosmonautas que morreram em missões ou durante treinamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário