quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ASTEROIDE 2018 VX1


ALERTA LARANJA – ASTEROIDE PRÓXIMO À TERRA



Neste dia 10 (novembro de 2018) o asteroide 2018 VX1 passará a uma distância de 380 mil km da Terra. O objeto se desloca a 6 km/s (21 mil e 600 quilômetros por hora) e tem cerca de 12 metros de comprimento.

Com cerca de 3 mil toneladas e volume estimado em 905 metros cúbicos, se atingisse a Terra, o asteroide liberaria energia equivalente a explosão de 12 kiloton de TNT. A bomba atômica Little Boy, lançada sobre Hiroshima em agosto de 1945, liberou uma energia de aproximadamente 15 kt de TNT.

A tabela abaixo corresponde a alguns asteroides monitorados pelo Programa NEO (Near Earth Objects) da Nasa. A coluna LD (distância Lunar) equivale à distância entre a Terra e Lua, com média em 384.400 km.


LEGENDA DE APROXIMAÇÃO:
Asteroide a mais de 2 LD
Asteroide a menos de 2 LD
Asteroide a menos de 1 LD
Asteroide a menos de 38 mil km




OS ASTEROIDES

Os asteroides são rochas irregulares com a maioria orbitando uma região do espaço entre Marte e Júpiter conhecida como "Cinturão de Asteroides". A aproximação destes corpos pode ocorrer sem que os mesmos tenham sido identificados anteriormente, surpreendendo até os pesquisadores. Caso semelhante ocorreu com o Meteoro de Chelyabinsk em 2013, um remanescente de um asteroide de cerca de 17 metros de diâmetro.
Estimar o risco real de colisão com nosso planeta é objeto de diversos estudos e observações.
Embora exista uma distância considerada como Alerta Laranja (menos que uma LD), não há indicativo de risco de colisão com a Terra neste caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário