sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Aprenda a adicionar cometas e asteroides ao Stellarium!

O Stellarium é um software de astronomia muito utilizado tanto por astrônomos amadores quanto por profissionais. É sem dúvida uma ferramenta que viabiliza o estudo do ceú e o planejamento para as efemérides. Sua capacidade técnica aliada à qualidade gráfica e facilidade de uso permitem que até mesmo iniciantes em astronomia aprendam rapidamente como usar suas funcionalidades.
Embora simples, muitos usuários ainda não sabem como adicionar novos objetos, como cometas e asteroides em sua base de dados.
Com a finalidade de explicar passo a passo como isso é feito, trago este tutorial, permitindo que o astrônomo amador saiba com precisão como localizar esses objetos no céu. Divirta-se e aproveite ao máximo as funcionalidades do Stellarium.

Primeiro passo, para quem não possui o programa instalado, é se dirigir ao site e fazer o download, atentando-se ao sistema utilizado. Há versões para linux, windows (32 e 64 bits) e outros. Faça o download clicando no ícone equivalente no site abaixo:

https://stellarium.org/pt/

A instalação é fácil e rápida.
Com o software instalado e aberto é hora de acrescentarmos ou atualizarmos asteroides e cometas.


1- Clique em "Janela de Configuração (F2)"



 2- Clique em "Complementos" e depois à esquerda na aba "Editor do Sistema Solar" e então no botão "Configurar".



3- Com a tela abaixo aberta, clicaremos na segunda aba "Sistema Solar" e no botão abaixo "Importar elementos orbitais no formato MPC"



 4- Assim marcaremos a opção que queremos atualizar: "Asteroides" ou "Cometas", e depois na aba "Selecionar um marcador" pode ser colocado o primeiro da lista ou algum de preferência e clicar em "obter elementos orbitais" conforme imagem abaixo. Ainda na Aba "Selecionar um marcador", recomendo para cometas "MPC List of Observable Comets". Para asteroides, "Near Earth Asteroids", ou uma opção que achar adequada.


5- Ao clicar em "obter elementos orbitais"  temos que clicar na aba inferior esquerda "Marcar todos" e após em "Adicionar Objetos" e pronto, os objetos serão atualizados. É importante certificar de estar conectado à internet para o download. Após é marcar a opção "Cometa" ou vice-versa para efetuar o restante da atualização. 


6- Uma vez carregado, volte à tela inicial do Stellarium e através da opção "Janela de Pesquisa", insira o nome do astro que quer encontrar.

No caso, a tela mostra como encontrar o cometa 46P/WIRTANEN que estará em sua aproximação em Dezembro de 2018 (daqui um mês) e pode ser acompanhado neste LINK.

Pronto. Seu Stellarium está carregado e pronto para uso! Quaisquer dúvidas é só colocar nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário