quarta-feira, 14 de novembro de 2018

ASTRÔNOMOS AMADORES ENCONTRAM UM NOVO COMETA




Fotografia do Cometa C / 2018 V1 Machholz-Fujikawa-Iwamoto.


Há um novo cometa no céu das manhãs. Descoberto na semana passada por três astrônomos amadores – um do Arizona e dois no Japão – foi nomeado com o nome de seus descobridores: Cometa Machholz-Fujikawa-Iwamoto (C / 2018 V1). O Cometa está rumo a seu periélio que ocorrerá em 3 e 4 de dezembro, e sua aproximação da Terra (0,67UA) será na noite/madrugada do dia 27 de novembro.
“Agora ele está brilhando como uma estrela tênue de 8ª magnitude na constelação de Virgem”, relata Michael Jäger de Turmkogel, Áustria, que o fotografou em 11 de novembro:

“A descoberta de um cometa por astrônomos amadores é um evento raro hoje em dia, porque softwares de busca de NEO's (Near-Earth-Object) geralmente os capturam primeiro”, diz ele. “Meus parabéns especiais para os três descobridores.”



Cometas desconhecidos são notoriamente imprevisíveis. Eles podem surgir com brilho exuberante, parecendo prometer uma exibição espetacular, quando de repente perdem sua bela aparência evidenciada pelos frágeis depósitos de gelo após estes serem exauridos pela energia solar. Ninguém sabe ainda se o cometa Machholz-Fujikawa-Iwamoto se tornará um objeto visível à olho nu. No momento, com uma magnitude em torno de 8, ele é um alvo fácil para telescópios de pequena abertura. Estaremos acompanhando!




Órbita do Cometa C/2018 V1






Já está disponível a atualização do referido cometa para o Stellarium, para adicioná-lo é só seguir o tutorial descrito a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário