terça-feira, 15 de janeiro de 2019

IMPERDÍVEL! ECLIPSE LUNAR TOTAL - 21 DE JANEIRO 2019


A partir das 00:36h da próxima segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019, poderemos apreciar nos céus de Patos de Minas mais um eclipse total da Lua. Este eclipse será visto em todas as Américas (Norte, Central e Sul). Desta vez poderemos apreciar o eclipse em sua totalidade, diferente do que ocorreu em Julho do ano passado (27 de julho de 2018) onde a Lua já nasceu eclipsada.
No caso do eclipse lunar, a Lua mergulha no cone de sombra projetado pela Terra, o que torna a coloração da Lua mais avermelhada durante algum tempo.

Como acontece o eclipse lunar

Um corpo esférico quando iluminado produz dois cones de sombra: Um chamado penumbra e outro de umbra. A região da umbra é mais escura, enquanto a penumbra ainda emite uma claridade. Durante um eclipse lunar, o Sol atua com sua luz e a Terra como anteparo, produzindo os dois cones de sombra projetados no espaço. Em determinados períodos, durante a revolução da Lua, esta adentra neste cone de sombra projetado, passando primeiramente pela penumbra e assim recebendo o nome de eclipse penumbral. Este eclipse é mais difícil de ser notado, pois a diminuição de luz dentro deste cone é baixa para ser percebida. Numa situação diferente, quando a Lua mergulha exatamente dentro da região de sombra da umbra, ocorre o que chamamos de eclipse total da Lua. Embora esteja numa região de bloqueio da luz do Sol, a Lua não fica totalmente escura, pois a refração dessa luz pela atmosfera da Terra atinge a superfície lunar, tornando-a com aparência avermelhada, semelhante aos crepúsculos vespertino e matutino.

A Lua tocará a penumbra às 00h36 (madrugada de domingo para segunda-feira) e caminhará por essa zona até às 01h33, quando sua borda encosta na área de umbra, a parte mais escura da sombra.


O ápice do eclipse ocorre às 02h41, quando a Lua estiver no centro da umbra. A Lua permanecerá dentro da umbra até 03h43, onde a partir daí inicia o processo de saída da região umbral, terminando às 04h50.

O Observatório Dumont estará na Live de transmissão no Canal Space Today, compondo um dos pontos de transmissão em Patos de Minas-MG. O Observatório transmitirá imagens ao vivo se as condições climáticas permitirem à partir das 00h00. Acesse o Canal, inscreva-se e clique no sininho para receber a notificação para acompanhar o evento: 

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A


Como seria o Eclipse visto da Lua?

Se estivéssemos na Lua no momento do eclipse, veríamos um eclipse solar total, já que a Terra estaria bem na frente do Sol, obstruindo sua luz.
Fique ligado e se inscreva no Canal do Observatório Dumont no youtube.
Horário de Brasília, calculado e adaptado para região.
Adaptado da internet/ASTROPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário