sábado, 12 de janeiro de 2019

Qual é a maior galáxia conhecida?


    Podemos passar um bocado de tempo apreciando galáxias através de nossos telescópios. Elas existem de vários tamanhos. Algumas delas possuem poucos milhões de estrelas, já outras, trilhões. Mas já se perguntou qual é a maior galáxia do universo observável conhecida? 
Diante da imensidão do universo, provavelmente não teremos a capacidade de conhecer todas as suas galáxias, e com isso aferir qual é a maior que existe, mas temos a maior galáxia que já foi descoberta até hoje.
        As galáxias elípticas gigantes estão como as maiores do universo. Suas dimensões incríveis abrigam trilhões de estrelas. Seu processo de formação decorre das múltiplas colisões entre galáxias espirais menores. A nossa galáxia, a Via Láctea, quando colidir com a galáxia de Andrômeda em alguns bilhões de anos, provavelmente se tornará uma galáxia elíptica gigante, com aproximadamente um trilhão de estrelas. 
    As galáxias situadas nos centros de aglomerados galáticos estão propícias a obter os maiores tamanhos, já que a localização favorece uma quantidade maior de encontros entre elas. 
         Um exemplo disso e respondendo à nossa pergunta, a galáxia IC 1101, no aglomerado Abell 2029, é a maior galáxia já identificada. 
         A Via-Láctea tem aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro, já a IC 1101 possui 6 milhões de anos-luz de diâmetro.
       O vídeo abaixo complementa as informações sobre estas gigantescas obras do Universo. Acompanhe:



Nenhum comentário:

Postar um comentário