domingo, 10 de fevereiro de 2019

PRECESSÃO DOS EQUINÓCIOS E NUTAÇÃO


Todos conhecemos muito bem os movimentos de Translação da Terra - em torno do Sol - e Rotação - sobre seu próprio eixo. Além destes movimentos, podemos elencar também os movimentos de Precessão dos Equinócios e de Nutação.
A Precessão se dá pelo movimento cônico de um corpo, em volta do seu eixo de Rotação. É como o "bamboleio"  de um pião em movimento. Quando o pião inicia seu movimento de rotação ele permanece nivelado, porém durante a diminuição do seu movimento ele começa a se inclinar e realizar um movimento cônico, onde o topo e a base começam um "bamboleio". 
À semelhança do pião, a Terra gira sobre seu próprio eixo, e perturbada pela gravidade exercida pelo Sol resulta no movimento de Precessão dos Equinócios. Uma evidência da Precessão está identificada no posicionamento dos polos terrestre, que não permanecem apontados para o mesmo local do céu. A Precessão faz com que os polos projetem um percurso circular, onde a cada aproximadamente 26.000 (vinte e seis mil) anos a Terra irá apontar para regiões diferentes, terminando com um círculo completo. Assim os equinócios irão acontecendo ano a ano com o Sol se posicionando num ponto anterior relativo às estrelas, por isso a denominação Precessão dos Equinócios. 
R - movimento de Rotação 
P - movimento de Precessão 
N - movimento de Nutação
O Polo Norte Celeste atualmente se projeta para a região da estrela Polar, na constelação da Ursa Menor, porém daqui alguns milhares de anos a projeção do Polo Norte será na direção de Vega, na constelação de Lira. Terminando o ciclo daqui a 26.000 anos voltará a apontar para a estrela Polar. 
Já a Nutação é um fenômeno correlacionado com a Precessão e resultante da relação gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, "perturbando" o movimento de Precessão, que adquire um "zigue-zague" ao descrever seu movimento circular. O ciclo de Nutação dura em torno de 19 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário