segunda-feira, 6 de maio de 2019

ASTEROIDE E SEU SATÉLITE SE APROXIMARÃO DA TERRA EM MAIO.




Astrônomos profissionais e amadores se preparam para a passagem do Asteroide 1999 KW4!
Com 1,5 Km de comprimento, o asteroide possui um satélite natural de cerca de meio quilômetro de largura o acompanhando a uma distância de 2,6 quilômetros, com um período orbital de 16 horas. A maior aproximação do asteroide se dará no dia 25 de maio deste ano (2019) às 20:05h (horário de Brasília), podendo chegar à magnitude 12, sendo possível sua visualização com telescópios a partir de 200 mm de abertura (8").
O asteroide 1999 KW4 é um asteroide do tipo Atenas, cujas órbitas cruzam a órbita terrestre, sendo por isso considerados como asteroides potencialmente perigosos.
O Asteroide KW4 completa uma volta ao redor do Sol a cada 188 dias e durante sua aproximação passará a uma distância bastante segura da Terra (5.182.015 milhões de quilômetros), treze vezes e meia a distância Terra-Lua. 
Astrônomos amadores e profissionais já se preparam para a observação e registro do asteroide binário. O formato do asteroide se assemelha bastante aos formatos do Bennu (101955) e Ryugu (162173) conforme imagens abaixo.



Asteroide Bennu
Crédito: NASA/Goddard/University of Arizona




O 1999 KW4 está viajando a 48,123 milhas por hora (77.446 km/h) em relação à Terra. Sua rápida velocidade nos permitirá observar seu movimento frente ao plano das estrelas. Lembrando que a rocha não será visível a olho nu, necessitando de telescópios acima de 8" para sua visualização, sendo que o mesmo poderá atingir uma magnitude aparente de 12 durante a maior aproximação.
A observação do asteroide estará mais favorável para regiões do hemisfério Sul da Terra, deslocando-se pela constelação Puppis (Pôpa), logo abaixo da constelação da Bússola. 
Abaixo o auxílio do software Stellarium para identificação da região do asteroide no hemisfério Austral:







Nenhum comentário:

Postar um comentário