terça-feira, 7 de maio de 2019

Dezesseis anos de imagens do Hubble numa só imagem.


 
São quase três décadas de operação do HST (Hubble Space Telescope), e o telescópio ainda continua fornecendo maravilhosas imagens do nosso universo, contribuindo para os campos da Astronomia, Astrofísica e Cosmologia.
O último trabalho consistiu num mosaico de céu profundo, resultado de 16 anos de observação, que ficou denominado como Hubble Legacy Field Crop.
Com cerca de 7.500 exposições individuais utilizadas, a imagem traz cerca de 265.000 galáxias, retratando os 13,8 bilhões de anos de evolução de nosso universo.
Embora seja a mais ampla imagem de galáxias já feita, esta é apenas a primeira de uma série que será realizada pela equipe que já trabalha em uma nova imagem com mais de 5.200 exposições de outra área do céu. Os astrônomos pretendem ampliar a faixa do comprimento de onda nas imagens do Legacy Field, incluindo dados em infravermelho e observações de raios X de outros dois grandes observatórios da NASA: O Telescópio Espacial Spitzer e o Observatório de Raios-X Chandra.
O Telescópio Espacial Hubble é um projeto de cooperação internacional entre a NASA e a ESA (Agência Espacial Européia). O Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, em Greenbelt, Maryland, administra o telescópio. O Instituto de Ciência do Telescópio Espacial (STScI) em Baltimore, Maryland, conduz operações científicas do Hubble. O STScI é operado pela NASA pela Associação de Universidades de Pesquisa em Astronomia, em Washington, DC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário