sábado, 8 de junho de 2019

TRANSMISSÃO DA OPOSIÇÃO DE JÚPITER - AO VIVO

CANAL OBSERVATÓRIO DUMONT - YOUTUBE - DOMINGO (09-06-19)


Imagem: Internet
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em massa quanto em diâmetro. Observado à olho nu assemelha-se a uma estrela, sendo notado como um ponto muito brilhante, principalmente durante sua oposição, onde está mais próximo da Terra. 

Com um diâmetro de cerca de 140 mil Km (11 Terras lado a lado), tem aproximadamente 320 massas terrestre e situa-se a uma distância de 640 milhões de Km (no momento de sua oposição). Possui mais de 60 satélites, dos quais os mais famosos são aqueles descobertos por Galileu Galilei: Io, Europa, Calisto e Ganimedes, onde este último é o maior satélite do Sistema Solar, com 5.268 km de diâmetro, maior que nossa Lua e até mesmo que o planeta Mercúrio.



Neste dia 10 de Junho de 2019 o planeta estará em oposição. 

Imagem: Internet
Uma oposição planetária é o momento em que dois corpos estão em posições opostas no céu quando vistos da Terra. No caso da oposição de Júpiter a referência é em relação ao Sol e à Terra, onde nosso planeta ficará entre o Sol e o planeta Júpiter. 

O momento exato da oposição ocorre às 12:27h do dia 10 de junho (horário de Brasília (UTC-3), com uma magnitude de -2.62 (mais brilhante que qualquer estrela no céu noturno), e com elongação de 179º24’53” de arco, com praticamente 100% iluminado ao ser observado da Terra. Este será o melhor dia do ano para se observar o planeta que é um dos cinco vistos a olho nu. Se você tiver um binóculo, os satélites de Júpiter também poderão ser apreciados, e com um telescópio suas faixas equatoriais se tornam evidentes.

Crédito da Imagem: Astronomia do Zênite
Júpiter está na constelação de Ofiúco ou Serpentário, onde permanecerá até novembro, quando passará para a Constelação de Sagitário. 



Para quem quiser acompanhar mais sobre o planeta o Observatório Dumont estará transmitindo imagens ao vivo amanhã, dia 09/06/19 às 20h pelo Canal do Youtube. 

Acesse o link abaixo, se inscreva no canal e acione o sininho para ficar por dentro de todas as transmissões do Canal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário