segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Asteroide do tamanho da Pirâmide de Gizé passará próximo à Terra neste dia 28 de agosto.

   

   O asteroide 2019 OU1, com dimensões próximas à pirâmide de Gizé (121,5 metros) e cerca de 2.8 milhões de toneladas possui um volume estimado em 927.560 m³. Viajando a uma velocidade de 13 km/s (cerca de 47.000 Km/h) caso atingisse a Terra liberaria a energia equivalente a 56.199 Kilotons de TNT, correspondendo a 2.810 bombas similares à de Hiroshima. Mas não há motivo para pânico, pois o asteroide passará a cerca de 1 milhão de Km da Terra, ou 2,6 DL (Distância Lunar). 


 Embora sua maior aproximação seja no dia 28 de agosto, com uma magnitude aparente de cerca de +18 não é possível acompanhá-lo a olho nu, além do fato de que ele estará numa região do céu no momento em que é dia para nós aqui no Brasil. Já na madrugada do dia 29, por volta das 04h ele surgirá a Sudeste, com magnitude aparente em +19, sendo possível seu registro somente através de telescópios de grande abertura e técnicas especiais. 

  Na imagem abaixo podemos acompanhar a aproximação do asteroide com a Terra, plotada na órbita azul e o asteroide na orbita branca. Link da imagem e animação:


              Crédito imagem: JPL/NASA.


   Simulação do céu em Patos de Minas no dia 28 de agosto e localização do asteroide por volta das 09h da manhã.
             Crédito imagem: Stellarium


 Outros acompanhamentos de objetos próximos à Terra (NEOS – Near Earth Objects), podem ser feitos pelo Centro de acompanhamentos do Laboratório de Jato Propulsão da NASA no link abaixo. 





Por Gilberto de Melo Dumont
Observatório Dumont

Nenhum comentário:

Postar um comentário