quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Agora sim! Confirmado o Objeto Interestelar 2I/Borisov!

        Como havíamos anunciado, em 30 de agosto de 2019, o astrônomo amador Gennady Borisov, do observatório MARGO, na Crimeia, descobriu um objeto com aparência de cometa. O objeto tem um coma condensado e, mais recentemente, uma cauda curta foi observada. Borisov fez essa descoberta com um telescópio de 0,65 metros que ele próprio construiu.
Após uma semana de observações de astrônomos amadores e profissionais de todo o mundo, o IAU Minor Planet Center (MPC) conseguiu calcular uma órbita preliminar, que sugeria que esse objeto era interestelar - sendo o segundo objeto conhecido por ter passado pelo Sistema Solar.
         A órbita agora é suficientemente conhecida e o objeto é de origem inequivocamente interestelar; recebeu sua designação final como o segundo objeto interestelar, 2I (o I refere-se a Interestelar). Nesse caso, a IAU decidiu seguir a tradição de nomear objetos cometários utilizando o nome de seus descobridores, de modo que o objeto foi nomeado 2I / Borisov.
Dos milhares de cometas descobertos até agora, nenhum deles tem uma órbita tão hiperbólica quanto a de 2I / Borisov. Depois de dois anos após a descoberta do primeiro objeto interestelar 1I / 'Oumuamua , essa nova descoberta sugere que esses objetos podem ser suficientemente numerosos para fornecer uma nova maneira de investigar processos em sistemas planetários além do nosso. 
2I / Borisov fará sua aproximação mais próxima do Sol (atingirá seu periélio) em 7 de dezembro de 2019, quando serão 2 unidades astronômicas (AU) do Sol e também 2 AU da Terra. Em dezembro e janeiro, espera-se que esteja mais brilhante no céu do sul. Após isso ele começará sua jornada de saída, deixando para sempre o nosso Sistema Solar.
Os astrônomos estão observando ansiosamente esse objeto, que será continuamente observável por muitos meses, um período mais longo que o de seu antecessor, 1I / 'Oumuamua. Os astrônomos estão otimistas sobre suas chances de estudar esse hóspede raro em grandes detalhes.
      As estimativas dos tamanhos dos cometas são difíceis porque o pequeno núcleo cometário está incorporado no coma, mas, a partir do brilho observado, 2I / Borisov parece ter cerca de alguns quilômetros de diâmetro. Um dos maiores telescópios do mundo, o Gran Telescopio Canarias , de 10,4 m, nas Ilhas Canárias, já obteve um espectro de 2I / Borisov e descobriu que ele se assemelha ao dos núcleos cometários típicos.
       Esse novo visitante interestelar levanta questões intrigantes: Por que os objetos interestelares não foram descobertos antes? Qual é a taxa esperada de sua aparência no Sistema Solar interno? Como esses objetos se comparam a corpos semelhantes no Sistema Solar? Grandes pesquisas telescópicas capazes de escanear grandes frações do céu regularmente podem ajudar a responder a essas perguntas e mais no futuro próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário