sexta-feira, 13 de setembro de 2019

COMETA C/2019 Q4 - OBJETO INTERESTELAR?

    
Comet C/2019 Q4 as imaged by the Canada-France-Hawaii Telescope on Hawaii's Big Island on Sept. 10, 2019.
Credits: Canada-France-Hawaii Telescope

     O astrônomo amador Gennady Borisov, descobriu no dia 30 de Agosto de 2019, no Observatório MARGO na Crimeia, um cometa que foi nomeado como C/2019 Q4. Dias após a descoberta, os primeiros cálculos orbitais indicaram se tratar de um possível novo visitante interestelar no nosso Sistema Solar. Após o sucesso do Oumuamua, descoberto em 2017, esse cometa, seria nosso segundo astro vindo do espaço interestelar e o primeiro cometa do tipo. 
     Vale ressaltar que ainda não foi confirmado que ele seja mesmo interestelar, mas pelos dados colhidos tudo indica que sim. O cometa está atualmente a 420 milhões de quilômetros do Sol, e vai passar pelo seu  ponto mais próximo do Sol em 8 de Dezembro de 2019, chegando a uma distância de 300 milhões de quilômetros.
       A sua velocidade de 150 mil km/h é considerada alta para objetos do nosso sistema solar e é um dos indicativos de que sua origem seja interestelar. Com uma órbita bastante inclinada em relação à eclíptica (40º) ele deve atingir sua menor magnitude (brilho intenso) em dezembro de 2019, podendo ser observado até Abril de 2020 com telescópios de várias aberturas.
       Além de ser o segundo objeto interestelar detectado, ele é bem maior que o Oumuamua, com estimativas de possuir entre 2 e 16 Km e tratar-se de um cometa. O C/2019 Q4 proporcionará muito mais tempo de observação, e se confirmado sua origem interestelar nos possibilitará aprender muito sobre o objeto. 
   Parabéns ao Gennady Borisov,  astrônomo amador contribuindo com a ciência. 
       Ainda não está disponível a atualização pelo Minor Planet Center para sua inserção no Stellarium.

Siga nos no Instagram:

@observatoriodumont

Curta nossa página no Facebook:

e se inscreva no nosso canal do Youtube:



Nenhum comentário:

Postar um comentário