sábado, 16 de maio de 2020

#DIADOMOURÃO - (25 de Maio)


 
  
   Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, certamente será lembrado como um dos mais importantes astrônomos do Brasil. Nascido em 25 de maio de 1935, na cidade de Rio de Janeiro, apresentou desde criança interesse na área da ciência. Interesse este que adquiriu ao ouvir sua mãe descrever a aparição de 1910, do cometa Halley , e ao observar pela primeira vez um outro cometa, aos 12 anos de idade.

    Em 1956 ingressou no Observatório Nacional como auxiliar de Astrônomo, formando-se em bacharel de Física pela Universidade do Estado de Guanabara (atual UERJ) em 1960. Logo depois licenciou também em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, completando em 1967 seu doutorado pela Universidade de Paris, na França, com menção “Très Honorables”.

Foi um dos fundadores da Sociedade Astronômica Brasileira em 1974, e do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro (CARJ) em 1976. Em 1979, recebeu o Prêmio José Reis de divulgação científica, do CNPq, no qual era pesquisador. Também foi fundador e primeiro diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em 1985.

   Foi autor de 98 obras, dentre elas o famoso “Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica” e “O livro de ouro da astronomia”, além de ter mais de mil ensaios em revistas e jornais. Na década de 1970, foi convidado pelo Projeto Minerva para produzir a série “O Céu do Brasil”. Essa série foi ao ar, no rádio, entre novembro de 1978 e junho de 1979, num total de trinta programas, todos com roteiros escritos por Mourão. Estes programas foram organizados e se encontram disponíveis on-line. (Link para acesso ao site da série O Céu do Brasil: www.oceudobrasil.ufscar.br/ )

   Na área da pesquisa astronômica, focou seus estudos no campo das estrelas duplas, asteroides, cometas e técnicas de astrometria fotográfica. Descobriu vários asteroides em observações realizadas no Observatório Europeu Austral (ESO), em La Silla, no Chile e foi o primeiro brasileiro a ter um asteroide com seu nome.

    Ronaldo Rogério de Freitas Mourão faleceu no dia 25 de julho de 2014, no Rio de Janeiro, com 79 anos de idade.

     Neste próximo dia 25 de Maio, a Comissão Lunar da UBA apresentará em seu Canal no Youtube uma entrevista com Antônio Rosa Campos sobre seu trabalho lunar, e também menção à referida data " O Dia do Mourão". 







Créditos: Felipe Leria Stefenon

Nenhum comentário:

Postar um comentário