sexta-feira, 10 de julho de 2020

COMETA C/2019 U6 Lemmon

Segundo o Minor Planet Center (MPC-IAU), esse objeto foi descoberto em 31 de outubro de 2019 pelos observadores R. A. Kowalski e T. A. Pruyne (Mount Lemmon Survey) porém com aspecto asteroidal de magnitude 20,5.            Inicialmente foi catalogado como A/2019 U6. No entanto, já a partir de dezembro de 2019 diversos observadores identificaram características cometárias, seja pela presença de uma coma bem como de uma pequena cauda desse objeto. No Brasil esse astro foi observado por Marco Goiato (Araçatuba/SP) nos dias 30 de março e 19 de abril quando o seu brilho foi estimado nas magnitudes 11,5 e 10,3 respectivamente.
         Com a publicação da MPEC 2020-F136 o astro recebeu a designação de cometa. Usando os elementos orbitais publicados na MPEC 2020-H67 e parâmetros fotométricos calculados recentemente por Seiichi Yoshida (H0 = 6,5 e n = 8) a apresentação de sua aparição foi atualizada pelo REA BRASIL.

Na terceira semana de maio o cometa ingressou na constelação de Cão Maior, permanecendo nessa constelação até o dia 4 de junho. Durante esse intervalo seu brilho variou de 7ª para 6ª magnitude. Em 27 de maio ele passou a apenas 0,5° ao norte do aglomerado aberto M41. Entre 25 de junho e 3 de julho o cometa atravessou a constelação de Sextante. De 4 a 10 de julho ele atravessa a parte sudeste da constelação de Leão, nas proximidades da estrela sigma Leonis. Nessa ocasião seu brilho diminui para a 6ª magnitude. Em 11 de julho ele ingressa na constelação de Virgem, próximo às estrelas nu e omicron Virginis, enquanto seu brilho diminui para a 7ª magnitude. Nos dias 19 e 20 de julho o cometa está em conjunção com a galáxia M87 (galáxia referente à imagem radiotelescópica do buraco negro em 2019). Entre 22 de julho e 2 de agosto o cometa atravessa na parte sul da constelação da Cabeleira de Berenice enquanto seu brlho diminui da 7ª para a 8ª magnitude. Em 28 de julho ele se situa 1,5° ao sul da estrela alpha Comae Berenices. Durante a primeira quinzena de agosto o cometa ingressa na constelação de Boieiro, porém seu brilho diminui da 8ª para a 10ª magnitude. Em 13 de agosto ele se situa 1,2° ao norte de Arcturus.