sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Cratera Tycho - Colaborações de Avani Soares e Carlos Ayres

     Cratera Tycho - Fotografia de Avani Soares



 

A CRATERA TYCHO E SEU PICO CENTRAL

 

Texto adaptado: Carlos Ayres 

 

Tycho é uma cratera relativamente jovem, com uma idade estimada em 110 milhões anos, com base na análise de amostras dos raios da cratera, recuperadas durante a missão Apollo 17. Esta idade sugere que o agente de impacto, pode ter sido um membro da Família Baptistina de asteroides, mas como a composição do agente de impacto é desconhecida, esta é apenas uma suposição. 

Ela tem cerca de 82 km de diâmetro. O cume do pico central fica a 2 km acima do piso da cratera. A distância do piso de Tycho até a borda é de cerca de 7,5 km.

Ela é uma proeminente cratera lunar localizada nas colinas próximas ao pólo Sul da Lua, um alvo muito popular entre os astrônomos amadores, As coordenadas lunares dessa cratera são: 43,37 ° S e  348,68 º E. Ela foi batizada em homenagem ao astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546–1601).

A superfície em torno de Tycho é repleta de crateras de vários tamanhos, muitas crateras sobrepondo crateras ainda mais velhas. Algumas das crateras menores, são crateras secundárias, formadas a partir de pedaços maiores ejetados de Tycho. A cratera Tycho é considerada a maior cratera lunar vista na parte visível e pode ser vista perfeitamente a olho nu, durante uma Lua Cheia no Perigeu, como a de hoje.

A cratera é bem definida, ao contrário de crateras mais antigas que foram degradadas por impactos subsequentes. O interior tem um grande albedo, que é proeminente quando o Sol está acima. A cratera é cercada por um bem distinto sistema de raios, com longas formações que se estendem por até 1.500 quilômetros de extensão! Seções destes raios, podem ser observadas mesmo quando Tycho está iluminada apenas pela luz cinérea. 

 

O Complexo do Pico central da Cratera Tycho:

 

O complexo central de pico da cratera Tycho, mostrado aqui nessa montagem que fiz, tem cerca de 15 quilômetros de largura. Em 27 de maio de 2010, o satélite da NASA que orbita a Lua agora, chamado de Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), capturou uma vista de cima para baixo do cume, incluindo a grande pedra vista no cume da montanha que aparece aqui, em duas imagens da NASA. Da base até o cume da montanha, o pico dessa cratera tem cerca de 2,1 km de altura (3 x mais alto que o morro do Corcovado, onde está  Cristo Redentor). 

 

Observe também, o depósito de material fundido por impacto fraturado que circunda essa pedra. Essa pedra tem mais ou menos 100 metros de tamanho!

 

Imagens: 

Avani Soares - Observatório Parsec

Carlos Ayres / NASA - LRO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário