segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Catena Albufeda - Por Avani Soares (Texto Liza Bruna)


 

A palavra "catena" é um termo latino definido pela União Astronômica Internacional para indicar uma cadeia de pequenas crateras. Uma catena pode ter várias origens, uma delas é a endogênica, se refere a atividades vulcânicas ao longo de linhas, onde ocorreram pequenas erupções no subsolo. Por mais que pequenas catenas ainda sejam classificadas cadeias de poços de colapsos relacionados à atividade vulcânica, acredita-se que a maioria das catenas lunares indique os pontos de rebote expelido por choques maiores. Algumas podem indicar pontos onde a Lua foi tocada por um objeto vindo do espaço que se quebrou antes do impacto, como é frequente no caso de cometas.

Uma cadeia de crateras bem significativa é a catena Abulfeda, apresentada na foto. A catena Abulfeda, também conhecida como “Cadeia de Crateras de Abulfeda", é uma cadeia de crateras com, aproximadamente significativos 210 km de extensão. As quatro maiores crateras de referências na foto são; Abulfeda (à direita, 65 km), Almanon (próximo ao centro, 49 km), Geber (na parte inferior esquerda, 44 km), e Tacitus (na parte inferior direita, 41 Km). Em 1976 a cratera Abulfeda recebeu esse nome em homenagem ao historiador curdo do século XIV Ismael Abul-fida.

Podemos notar, facilmente, a cratera Descartes, que está localizada um pouco acima, no canto superior direito da cratera Abulfeda. A cratera Descartes A encontra-se ao lado da borda direita da cratera Abulfeda. Uma seção da borda externa de Descartes é coberta por uma região que possui um albedo mais alto do que a superfície circundante. Vale ressaltar que, aproximadamente, 50 quilômetros ao norte dessa cratera era o local de pouso da Apollo 16. A região irregular em torno da área de pouso é, às vezes, chamada de Planalto de Descartes ou Montanhas de Descartes.

https://www.astrobin.com/14nsgx/

Foto: Avani Soares

Texto: Liza Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário