quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

LIVRO O MUNDO DA LUA E O CENTENÁRIO DE RUBENS DE AZEVEDO

Muito já se tem falado sobre as comemorações do centenário de nosso grande astrônomo e selenógrafo brasileiro Rubens de Azevedo. E foi através da paixão pela Lua, e pela leitura das obras de Rubens de Azevedo, que surgiu a ideia de reunir o conhecimento técnico e o acervo do observatório numa nova obra sobre nosso satélite. Assim foi tomando forma este novo livro, a ser lançado no próximo ano, com contribuições de grandes nomes da atualidade, como Avani Soares, CEAAL (Romualdo e David), Andrés Estéban de la Plaza, Conrado Serodio, Nelson Travnik, Rosely Grégio e outros. 

Durante a elaboração da obra, ficou evidente a escassa bibliografia brasileira sobre o assunto, caracterizando assim um ineditismo após quase 60 anos sem a publicação de um livro sobre estudo lunar por autor brasileiro. Um dos últimos a que tivemos acesso foi: Lua – Degrau para o infinito, publicado em 1962 pelo então Rubens de Azevedo. Neste ano de 2021, comemorações em homenagem ao centenário de Rubens de Azevedo serão realizadas pelas entidades astronômicas do país. Aproveitamos para dedicar esta obra a este autor, responsável pela divulgação da astronomia e um dos pioneiros do estudo lunar no país.

Cantada pelos poetas e seresteiros, protagonista no verso e na prosa e eterna companheira dos namorados! A Lua sempre foi uma fonte de inspiração poética, de místicas esperanças e crendices populares. Mas o que realmente é a Lua do ponto de vista científico? Nesta obra são exploradas as características e fenômenos que envolvem o único satélite natural da Terra, numa introdução ao estudo daquele que será nosso primeiro ponto de parada antes de partirmos para outros mundos. Com linguagem simples, o autor nos conduz desde a história dos primeiros estudos sobre a Lua, à importância de persistir na busca por conhecer melhor o nosso vizinho celestial mais próximo. E há muito o que prospectar! No momento em que vivenciamos uma nova corrida espacial, desta vez elencada pela iniciativa privada, O Mundo da Lua é um guia pela história deste astro, características de sua superfície, crateras, mares, montes, vales e fenômenos como eclipses, fases e movimentos da Lua. A obra é ilustrada com fotos registradas pelo próprio autor em seu observatório, de astrônomos amigos e complementada com imagens de agências espaciais, tornando a leitura ainda mais realista e interessante.

O livro já recebeu o registro ISBN pela Câmara Brasileira do Livro e será lançado no próximo ano, com data ainda não definida devido a pandemia. Acompanhe-nos em nossas redes sociais (Instagram: @observatoriodumont) e fique por dentro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário