terça-feira, 10 de setembro de 2019

Descoberto novo tipo de onda eletromagnética


Uma equipe internacional de cientistas do Reino Unido e dos Estados Unidos descobriu um tipo de onda eletromagnética anteriormente desconhecido: uma onda de superfície denominada Dyakonov-Voigt.

Mackay et al encontraram teoricamente um novo tipo de onda eletromagnética na superfície.
 Crédito da imagem: Arek Socha.

               O Dr. Tom Mackay, da Universidade de Edimburgo, e seus colegas da Universidade Estadual da Pensilvânia, fizeram esta descoberta analisando como a luz interage com determinados tipos de cristais. 
               Os pesquisadores descobriram que as ondas superficiais de Dyakonov-Voigt são produzidas em uma região específica, onde os cristais encontram com outro material, como óleo ou água. 
Nomeadas em homenagem a dois  renomados cientistas, essas ondas só podem ser produzidas usando certos tipos de cristais cujas propriedades ópticas dependem da direção na qual a luz passa através delas. Os cientistas identificaram as propriedades únicas das ondas usando modelos matemáticos que incorporavam equações desenvolvidas pelo renomado matemático e físico James Clerk Maxwell. 
                Eles também descobriram que as ondas da superfície de Dyakonov-Voigt diminuem à medida que se afastam da interface - um processo chamado decaimento - e viajam apenas em uma única direção. 
                  Outros tipos de ondas de superfície decaem mais rapidamente e viajam em várias direções. Esses fenômenos podem ter uma variedade de aplicações úteis, como melhorar os biossensores usados ​​para rastrear amostras de sangue ou desenvolver circuitos de fibra ótica que transferem dados com mais eficiência. 

"As ondas de superfície Dyakonov-Voigt representam um passo à frente em nosso entendimento de como a luz interage com materiais complexos e oferecem oportunidades para uma série de avanços tecnológicos", disse Mackay. 

                Os resultados foram publicados online em 28 de agosto de 2019 nos Proceedings of the Royal Society . 






Tom G. Mackay et al . 2019. ondas de superfície Dyakonov-Voigt. Proc. R. Soc. A 475 (2228); doi: 10.1098 / rspa.2019.0317 








Nenhum comentário:

Postar um comentário